23 de jun. de 2014

Oficinas de Língua Portuguesa – Revista Digital

As formadoras de Língua Portuguesa da CRE de Rolim de Moura (Tânia Paes e Ivani Guimarães) encerraram no dia 10 de junho as formações com os professores de Língua Portuguesa desta regional. Nos encontros de formação foi trabalhado a Revista Digital, com o objetivo de trabalhar a seguinte linha de proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa:
O "Todas as escolas precisam publicar o que o aluno escreve. Textos em lata de lixo ou em gavetas não têm função. Iniciativas assim tiram o texto da condição de escolar, como se estivesse colocando a voz dos alunos em um alto-falante", (Sônia Madi – Coordenadora da OLP)
A Revista Digital pode ser um instrumento favorável ao professor e aluno como meio de divulgação que dá aos textos produzidos em sala função, e assim se resgata a inventividade infantil, pois desta forma aluno passa a produzir para mais de um leitor e não só por obrigação e de forma mecânica. Ao ser publicado na revista digital, os textos produzidos em sala, vão além da lata de lixo ou da gaveta, têm funcionalidade.
As oficinas foram trabalhadas em parceria com a formadora do NTE (Fernanda Estrada) que apresentou aos professores o site, como estruturar e publicar uma revista digital. Ao todo foram realizadas 04 (quatro) oficinas, 02 (duas) no NTE de Rolim de Moura, 01 (uma) no LIE da Escola Tancredo de A. Neves de A. Floresta e a última no LIE da Escola Marechal Rondon de N. Horizonte.
Em cada formação os professores envolvidos publicaram uma revista intitulada “A voz do aluno” no site Calaméo: http://pt.calameo.com/