A partir dos resultados dos indicadores de avaliação dos sistemas Provinha Brasil, Prova Brasil e Enem e Saero foram verificados que em nossa regional não houve escolas que registraram índices abaixo da meta estabelecida nas avaliações externas para 2013.
No entanto ainda há escolas que apesar de atingirem as metas propostas, registram, em relação as outras escolas da regional, índices inferiores. Estes resultados motivam a realização de oficinas pedagógicas para os professores da rede pública Estadual, com foco na melhoria do processo de aprendizagem do aluno e dos indicadores.
As oficinas fazem parte do projeto estadual de Oficinas Pedagógicas e será apresentado a todas as escolas da regional para apreciação e seleção daquela que melhor atender a necessidade da instituição. Será priorizado no cronograma de atendimento às escolas que registraram os menores índices nas avaliações externas e que ofertam o Ensino Médio.
As oficinas terão duração mínima de 8 (oito) horas, com a possibilidade de planejamento para 1 (um) dia de 8 (oito) horas ou em 2 (dois) dias de 4 (quatro) horas, conforme a agenda combinada com as escolas. O trabalho deverá ser organizado pelo formador no sentido de atender 25% do horário para teoria, 25% para planejamento da atividade e 50% para produção de atividades práticas.
Senhores diretores, dentro do Planejamento de Formação de sua escola, analisem junto com a equipe pedagógica a que é mais necessária a sua instituição e solicite à formação junto a equipe do NTE de Rolim Moura. Está sendo encaminhado por E-mail, material de apresentação e Quadro Descritivo por Oficinas.